Barack Obama chega à Grécia para última viagem oficial

ATENAS, 15 NOV (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou nesta terça-feira (15) sua última viagem oficial como chefe de Estado. O mandatário chegou a Atenas, na Grécia, onde terá uma série de encontros bilaterais e também visitará monumentos históricos, como a Acrópole.   

Ao desembarcar no país, Obama falou rapidamente com os jornalistas e comentou a austeridade econômica, assunto muito reportado no país dado os recentes e graves problemas enfrentados pelos gregos. "A austeridade sozinha não leva à prosperidade", disse o presidente aos jornalistas.   

A Grécia tem a esperança de que a visita do norte-americano possa ajudar o governo de Alexis Tsipras a conseguir um certo "alívio" na dívida grega. Após um acordo com os credores da chamada "troika" - Banco Central Europeu (BCE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Comissão Europeia - no ano passado, os gregos precisam pagar altos valores para compensar empréstimos financeiros e tentar retomar o crescimento econômico.   

Depois dos compromissos na Grécia, Obama seguirá viagem para a Alemanha, onde se encontrará com a chanceler Angela Merkel. Em Berlim, ele ainda terá uma reunião com Merkel ao lado do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, da premier britânica Theresa May e do presidente francês François Hollande.   

No próximo fim de semana, o líder de Washington embarca para Lima, no Peru, onde participa do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, onde deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, e, possivelmente, com o russo Vladimir Putin. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos