Itália é o 2º país com mais 'estrelas' do Guia Michelin

ROMA, 16 NOV (ANSA) - A Itália se tornou o segundo país com mais estrelas Michelin de gastronomia, segundo o Guia Itália 2017 que aconteceu na última terça-feira (15), perdendo só para a França.   


A edição de 2017 confirmou a gastronomia italiana como uma das melhores do mundo: oito restaurantes ganharam três estrelas (pontuação máxima), 41 ficaram com duas estrelas, além dos 294 estabelecimentos que receberam uma estrela. Ao todos são 343 prêmios, número recorde do país, mas bem atrás do líder mundial, a França, que conta com 600 premiações até a edição de 2016.   


Na verdade, os oitos melhores já tinham suas estrelas e as mantiveram. No entanto, a lista de duas estrelas recebeu cinco chefs a mais, e 28 novos restaurantes e seus respectivos chefs ganharam um lugar na disputada premiação.   


Ainda entre os oito melhores classificados, um título é o mais marcante: o "Osteria Francesca" foi considerado melhor restaurante do mundo deste ano de 2016, sob o comando do chef Massimo Bottura, em Modena. A premiação do Guia Itália 2017 aconteceu no Teatro Regio da cidade de Parma, que recentemente ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco - a primeira do país. Um prêmio de reconhecimento à cidade que originou um dos produtos mais famosos da Itália, o prosciutto (presunto). No entanto, as estrelas concedidas pelos críticos anônimos da Michelin surpreenderam a cidade, já que um restaurante local perdeu sua estrela Michelin.   


Conheça os oitos restaurantes com três estrelas Michelin: 1.Piazza Duomo - Alba, Cuneo 2.Da Vittorio - Brusaporto, Bergamo 3.Dal Pescatore - Canneto sull'oglio, Mantova 4.Le Calandre - Ruvano, Padova 5.Osteria Francesca - Modena (eleito melhor do mundo) 6.Enoteca Pinchiorri - Firenze 7.La Pergola - Roma 8.Reale - Castel di Sangro Um dos chefs premiados com uma estrela Michelin, passou recentemente pelo Brasil. Stefano Di Gennaro participou da 5ª Settimana della Cucina Regionale Italiana que aconteceu em São Paulo no último mês de outubro, e na última noite de terça foi premiado em Parma. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos