Livro com supostos desenhos de Van Gogh é lançado em Paris

ROMA, 17 NOV (ANSA) - Um livro com supostos desenhos inéditos do pintor holandês Vincent van Gogh foi lançado em Paris, na França, e em outros cinco países nesta quinta-feira (17).   


Intitulada "Vincent van Gogh, o nevoeiro de Arles", a obra traz uma coleção de 65 desenhos do artista e foi publicada simultaneamente nos Estados Unidos, no Japão, no Reino Unido, na Alemanha e na Holanda.   


O livro de 288 páginas é da editora francesa Seuil e é assinado por uma das principais especialistas na obra do pintor, Bogomila Welsh-Ovcharov. No entanto, a autenticidade dos desenhos é questionada pelo Museu van Gogh, localizado em Amsterdã, que afirma que os trabalhos são "imitações com erros tipográficos evidentes".   


De acordo com Bernard Comment, editor da obra, o livro "estava nas mãos de uma empresa privada e tem passado por uma grande quantidade de trabalho científico, a fim de avaliar a originalidade dos desenhos". "A maior parte dos desenhos em tinta, com paisagens de Arles, mostra onde o grande pintor ficava", disse.   


Van Gogh se mudou para a cidade francesa já no fim da vida. Em 23 de dezembro de 1888, cortou parte de sua orelha após uma discussão com seu amigo e também pintor Paul Gauguin. E em 29 de julho de 1890, aos 37 anos, o artista cometeu suicídio. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos