Pompeia inaugurará 5 'domus' em dezembro em clima natalino

NÁPOLIS, 17 NOV (ANSA) - A entrada da famosa cidade em ruínas de Pompeia será enfeitada, pela primeira vez, por luzinhas e outras decorações de Natal. A partir do próximo dia 3 de dezembro, os visitantes do sítio arqueológico, que já recebeu mais de 3 milhões de pessoas apenas em 2016, serão presenteados pela alegria que caracteriza o espírito natalino e também pela abertura de várias Domus, residências usadas pelos antigos romanos. As novidades já começaram nesta quarta-feira (16) com a a abertura ao público da "Casa dos Mosaicos Geométricos", chamada desta maneira devido à rica decoração do seu piso com mosaicos de azulejos brancos e pretos, que lembram um tabuleiro de xadrez. O domus é um dos maiores de Pompeia com mais de 60 ambientes distribuídos em uma superfície de 3 mil metros quadrados e em vários terraços panorâmicos.   


Já no dia 2 de dezembro, o ministro dos Bens Culturais, Dario Franceschini, inaugurará o projeto "Pompei per Tutti" ("Pompeia para Todos"), que consta em percursos no sítio arqueológico acessíveis para todas as pessoas, principalmente para famílias que passeiam com crianças pequenas ou com idosos. No dia 7 do mesmo mês, serão abertas ao público mais duas domus, a Casa di Marco Lucrezio Frontone e a Casa di Obellio Firmo, esta última tendo sido, 10 anos atrás, objeto de investigações da Procuradoria italiana devido a um desmoronamento de uma coluna decorativa.   


No dia 16 do próximo mês, também será inaugurado o domus "Casa dell'Orso Ferito" ("Casa do Urso Ferido") e um dos eventos mais originais da Superintendência Especial de Pompeia: a mostra "Il Corpo del Reato", localizada no espaço Antiquarum. Na exposição, serão expostos achados arqueológicos recuperados de roubos. Já quase no Natal, no dia 23 de dezembro, acontecerá a última inauguração de 2016: a da Casa de Sirico. Com isso todos os novos cinco Domus poderão ser visitados no melhor clima natalino. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos