Escultura de Bernini danificada em Roma é restaurada

ROMA, 18 NOV (ANSA) - A estátua de um elefante situada na Piazza della Minerva, no centro de Roma, que havia sido depredada por vândalos no início da semana, foi restaurada nesta sexta-feira (17).   


Promovida pela Superintendência dos Bens Culturais da capital italiana, a reforma foi realizada após instituições estatais fazerem testes preliminares e recolocar o fragmento danificado com a ajuda de resina. Para evitar mais danos em consequência da chuva, a parte restaurada foi tampada com uma proteção durante 24 horas.   


"Era importante para nós que a obra voltasse rapidamente a exibir sua beleza e graças à dedicação dos técnicos e restauradores isso aconteceu. Espero que isso possa ajudar a estimular o senso cívico de todos com a consciência de que devem cuidar da cidade, inclusive de seus monumentos. A proteção é uma parte essencial da cidadania", disse Luca Bergamo, assessor do Crescimento Cultural.   


Na última segunda-feira (14), a escultura foi danificada e apareceu sem uma das presas. O fragmento arrancado havia sido encontrado aos pés do monumento. O elefante foi projetado pelo artista barroco italiano Gian Lorenzo Bernini, a pedido do papa Alexandre VII, para servir de base a um obelisco egípcio do século 6 a.C, apelidado de "Minerveo". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos