Primárias de centro-direita na França tem enorme afluência

ROMA, 20 NOV (ANSA) - As inéditas primárias dos Republicanos na França já registraram um recorde de afluência neste domingo (20). Segundo dados dos líderes dos partidos, mas de 1,1 milhão de franceses já haviam ido às urnas para escolher seus nomes favoritos.   

"Estamos caminhando para uma participação excepcional", disse o presidente do comitê organizador, Thierry Solère. Conforme o francês, a estimativa para o evento já foi superada, que que eram esperados pouco mais de um milhão de votantes. Ao todo, há 313 seções espalhadas por Paris e mais de 10 mil urnas por todo o território francês. Essa é a primeira vez que o partido de centro-direita decide envolver a população na escolha de seu candidato para as eleições presidenciais. Antes, o eleito era escolhido por membros do próprio partido. Na etapa deste domingo (20), qualquer francês pode escolher qual é o seu preferido entre os conservadores. Já no próximo domingo (27), os eleitores terão que escolher entre os dois mais votados para concorre ao pleito.   

Os favoritos nesta fase são o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, o ex-premier François Fillon e o "azarão", o ex-primeiro-ministro Alain Juppe. É esperado que o resultado das primárias seja divulgado ainda hoje.   

Quem vencer, deve ser o principal concorrente na disputa contra a candidata da extrema-direita Marine Le Pen, do Frente Nacional. Isso porque, dada a baixíssima popularidade de François Hollande, de centro-esquerda, os franceses deverão optar por uma guinada à direita no próximo governo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos