Em parceria com a ANSA, Unicef lança livro fotográfico

ROMA, 21 NOV (ANSA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a ANSA, lançou o livro fotográfico "Uma história belíssima", dedicada a sua trajetória de 70 anos. Com a presença do presidente da Unicef Itália, Giacomo Guerrera, e do diretor da agência ANSA, Luigi Contu, o livro foi apresentado na Casa de Arquitetura de Roma, na Itália.   


O exemplar conta a história da Unicef, a partir de 1946, quando a organização foi fundada para ajudar crianças na Europa após a Segunda Guerra Mundial, passando pelos conflitos atuais que o continente revive com as diversas crianças e adolescentes que fogem da Síria em busca de segurança e uma vida melhor.   


"Há muitas maneiras de recontar uma história. Não só por palavras e testemunho, mas também uma história de imagens que atravessam o tempo e estão interligadas com a memória", disse Guerrera.   


Segundo Guerrera, foi por isso que nasceu o projeto de criar a seleção de imagens. "Daí a ideia de um livro de fotos com a ANSA, com quem cooperamos por muitos anos, para dar voz às crianças invisíveis, aqueles que estão sempre fora dos holofotes".   


O livro fotográfico retrata "as imagens em preto e branco que testemunharam a ajuda que chegou após o fim da Segunda Guerra Mundial para os órfãos romanos, ou engraxates que limparam a pele de um soldado norte-americano no centro da Piazza Venezia", escreveu Contu no prefácio da publicação.   


Produzido pelo Comitê Italiano para a UNICEF, com a coordenação editorial de Patrizia Paternò e Raffaella Zannetti, pesquisa fotográfica de Lorenzo e Mauro Vallinotto e o design gráfico de Mela Editing, "o livro nos ajuda a lembrar a nossa história recente, que muitas vezes é esquecida e que infelizmente coincide com os quadros", completou Contu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos