Napolitanos disputam prêmio de 'melhor pizza' no Chile

SANTIAGO, 21 NOV (ANSA) - Dois italianos, Pasquale Cozzolino e Giovanni Improta, competirão nesta semana para ganhar o título da melhor pizza napolitana, na final do programa chileno "Semplicemente Pizza". O programa faz parte da Feira Mundial da Pizza, que acontecerá em Santiago entre os dias 24 e 27 de novembro. Os dois napolitanos que se conheceram quando crianças, estão na final da "melhor pizza napolitana do mundo" do programa que passou até por São Paulo. Uma emissora chilena percorreu seis cidades em diversos países para escolher os melhores pizzaiolos do mundo. O primeiro a ser classificado para a final foi Giovanni Importa da pizzaria Pignasecca 22, fundada pelo seu avô e tradicional desde 1935, em Nápoles.   


É lá que seu amigo Pasquale Cozzolino ia quando pequeno, comer a "verdadeira pizza napolitana" como lhe diziam seus pais. No entanto, sempre mirando o mundo, foi morar em Nova York depois dos estudos e abriu sua pizzaria na badalada cidade.   


Ele ainda faz uma crítica ao estilo norte-americano de preparar o tradicional prato. "Essa não é a verdadeira pizza napolitana, patrimônio da humanidade", declara o chef. Pasquale ressalta que os pizzaiolos tem a vontade de ganhar dinheiro, mas não a vontade de fazer pizza. "Além de água, farinha, fermento, sal, tem que agregar um quinto elemento: a paixão", acrescenta.   


Além da fama pela pizza napolitana, o chef tem uma história pessoal com a comida. Após se mudar para os EUA, o homem de quase dois metros chegou aos 170kg. E conseguiu perder 50kg em um ano, almoçando quase todos os dias, seu prato favorito. "A pizza napolitana não é junk food", defende com paixão. Já Giovanni Improta, que ganhou três estrelas Michelin com seu restaurante na cidade de Ribalta, desde criança ajudava seus pais a fazerem pizzas. Ele conta à ANSA que, tanto do norte da Itália como de outros países, chegam ao seu estabelcimento para comer a "verdadeira pizza". Ele está a cargo de uma organização que certifica os locais onde se faz a "verdadeira pizza napolitana", que devem ter além de determinados tipos de procedimentos, a tradição e a garantia de qualidade. Inspetores constatam se os pizzaiolos estão cumprindo as regras determinadas e, se não estiverem, retiram a certificação. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos