Topo

Oposição anuncia 'congelamento' de negociações com Maduro

24/11/2016 10h42

CARACAS, 24 NOV (ANSA) - A oposição venezuelana anunciou ontem (23) que as negociações com o governo do presidente Nicolás Maduro estão "congeladas". De acordo com o secretário do partido Mesa de Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, a decisão foi tomada porque Maduro não enviou representantes a duas reuniões marcadas para a noite de terça-feira passada (22). "Posso confirmar que o governo, de maneira irresponsável, congelou o processo de diálogo ao deixar de comparecer a duas reuniões da comissão técnica", contou.   

Outro líder da oposição, Henrique Capriles disse que a ausência do governo nas negociações é uma reação ao fato da Assembleia Nacional ter discutido um caso de tráfico de drogas no qual são citados dois sobrinhos de Maduro, Efraín Campos Flores e Franqui Francisco Flores de Freitas, ligados à primeira-dama Cilia Flores.   

"O governo se ausentou das mesas de negociação depois deste debate no Parlamento, dando uma desculpa. Além disso, o governo não cumpriu nada que prometeu, inclusive sobre a participação do papa Francisco na mediação", disse Capriles, que já tentou a candidatura presidencial duas vezes. Campos Flores e Flores de Freitas foram considerados culpados pela Corte de Nova York, nos Estados Unidos, por traficarem 800 quilos de cocaína no país. Já o governo de Maduro negou que tenha abandonado as negociações políticas, as quais estão sendo mediadas pelo Vaticano e pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul). "As mesas de diálogo seguem avançando e vão se consolidando", disse. A oposição e o chavismo iniciaram em 30 de outubro uma série de rodadas de diálogo para tentar colocar um fim à crise política, social e econômica local, que provoca há meses um desabastecimento, inclusive de alimentos, e um êxodo de cidadãos venezuelanos. A próxima rodada de negociações está marcada pra 6 de dezembro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.