Italianos constróem bicicleta voadora de Da Vinci

ROMA, 25 NOV (ANSA) - A bicicleta voadora do gênio italiano Leonardo Da Vinci saiu dos rascunhos e veio para a vida real. O veículo foi reconstruído em escala 1:2, com cinco metros de envergadura.   


O protótipo foi apresentado em Milão, em uma coletiva para a imprensa internacional na mostra "Leonardo 3 - O mundo de Leonardo". Mas a bike ficará em exibição durante todo o ano de 2017, em Milão.   


Além de cientista, pintor, matemático, escultor, arquiteto e engenheiro, Leonardo Da Vinci também foi um grande inventor. O precursor da aviação e da balística era vidrado em invenções voadoras e, na tentativa de imitar os pássaros, projetou uma "bicicleta que voa". O projeto provém da "página 897" do Código Atlântico, a obra mais ampla das ideias do renascentista e, originalmente, tem duas versões. Uma com apenas um piloto, e a outra com dois; no entanto, ambas recordam a postura de um ciclista, mesmo se na época a bicicleta ainda não tinha sido criada. Com asas que batem como as aves, a criação foi desenvolvida quando Da Vinci era bastante jovem. O curador da mostra, Edoardo Zanon, recorda: "Leonardo pensou logo depois em uma solução mais eficaz para o voo. Apesar disso, o projeto esconde uma particularidade tecnicamente extraordinária. Em frente à visão do piloto, ele desenhou uma ampola oca com um ponteiro dentro que se mexe: trata-se provavelmente da primeira bússula da história".   


Entre os objetos e reproduções da mostra, há um multimídia em 3D do Homem Vitruviano, com todas explicações traduzidas, e a "bomba de fragmentação". Apartir do dia 10 de dezembro, os visitantes da mostra também poderão se vestir como Jesus e seus apóstulos para fazer uma releitura viva da pintura mítica "Santa Ceia". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos