Por que os gestos italianos fascinam o mundo?

ROMA, 5 DEZ (ANSA) - Um dos costumes mais marcantes dos habitantes da Itália é o ato de "falar com as mãos". O uso de gestos e gírias é o que faz o "estilo italiano" ser um dos mais amados em todo o mundo.   


A escola de idiomas online Babbel fez até uma lista de lugares onde a forma de se comunicar dos italianos é apreciada, como Argentina, Noruega, África e Japão. Em entrevista à ANSA, o psicólogo clínico na abordagem psicanalítica Renato Mandarano afirmou que "as pessoas manifestam conteúdos inconscientes através dessa comunicação". "Desta forma, as emoções se tornam universais, uma vez que povos de diferentes regiões do mundo são capazes de identificar as mesmas expressões", disse.   


O significado de certas palavras, geralmente compartilhadas por meio do cinema e da literatura, é reconhecido em qualquer parte do mundo. A frase "in bocca al lupo" (em tradução livre, "na boca do lobo"), que significa boa sorte, e a típica "Mamma Mia!" ("Minha Mãe!"), usada em situações de espanto, são duas das centenas de expressões utilizadas cotidianamente pelos italianos.   


Na Itália, os gestos não são apenas parte da comunicação, como também viraram uma característica que individualiza seu povo e que foi repassada para outras nacionalidades, como a brasileira, graças à imigração italiana entre os anos 1880 e 1930.   


"Os italianos tendem a ser mais extrovertidos, mais comunicativos, e pessoas assim fazem mais gestos, falam mais com as mãos e com o corpo", afirmou à ANSA o especialista em linguagem corporal Paulo Sérgio de Camargo.   


No entanto, o "estilo italiano" é também evidente em pequenas situações, como na preparação de um café e, especialmente, na hora certa de bebê-lo: jamais se pede um cappuccino depois do almoço. Este costume se espalhou por toda a Europa e por outros continentes, onde os cafés italianos estão presentes na vida cotidiana. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos