Morre John Glenn, 1º americano a viajar pela órbita da Terra

WASHINGTON, 08 DEZ (ANSA) - Morreu nesta quinta-feira (8), aos 95 anos, o ex-astronauta John Glenn, primeiro norte-americano a viajar pela órbita da Terra, em 1962.   

Ele estava internado em um hospital de Columbus havia mais de uma semana. Glenn também foi piloto naval na Segunda Guerra Mundial e, após sua famosa missão no espaço, exerceu o cargo de senador por Ohio entre 1974 e 1999.   

A causa da morte não foi divulgada, mas o ex-astronauta chegou a sofrer um derrame em 2014. Ele era o último membro vivo da missão Mercury, que fez história ao viajar por toda a órbita da Terra. O feito foi imortalizado em um livro de Tom Wolfe e em um filme lançado em 1983.   

"John passou sua vida quebrando barreiras. Inspirou gerações de cientistas, engenheiros e astronautas, que nos levarão para Marte, não apenas em visita, mas para ficar", declarou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.   

Já seu sucessor, Donald Trump, disse que o país perde um "grande pioneiro do espaço". "Foi um herói e inspirou muitas gerações de futuros exploradores", escreveu no Twitter. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos