Pesquisadores descobrem a verdadeira dieta paleolítica

ROMA, 9 DEZ (ANSA) - Grãos, brotos, ervas selvagens, mas também frutas, nozes, castanhas e, para uma provisão de proteínas, carne de elefante, de veado, de anfíbios e de peixes diversos: essa era a verdadeira dieta paleolítica, tão em moda atualmente.   


O "cardápio" de nossos antepassados primitivos foi descoberto graças a escavações arqueológicas conduzidas em dois locais distintos em Israel onde foram encontrados indícios de restos de alimentos de cerca de 780 mil anos atrás. Uma análise detalhada de mais de 10 mil amostras de alimentos, que conseguiram ser preservados em perfeito estado graças a um alagamento na área, identificou os alimentos que os hominídeos, provavelmente os "homo erectus", consumiam.   


A pesquisadora Naama Goren-Inbar, do Instituto de Arqueologia da Universidade Bar-Ilan, em Ramat Gan, subúrbio de Tel Aviv, conduziu as escavações nos dois locais, que costumavam a ser um lago, e também descobriu que os hominídeos usavam o fogo, criavam utensílios de pedra e de madeira, caçavam e cozinhavam. De acordo com as descobertas realizadas pela equipe, os "banquetes" desses primatas eram à base de erva-doce, vegetais como abobrinha, sementes torradas, brotos, frutas como morangos e peras, nozes variadas e azeitonas. Já em relação às carnes, eram consumidos peixes, anfíbios, pássaros, répteis e até elefantes. E para temperar os alimentos, o principal era hortelã e sementes de erva-doce. "Todos os restos de alimentos que identificamos eram comestíveis e havia uma vasta seleção de alimentos [que eram] usados" na dieta, afirmou a israelense Goren-Inbar. Os resultados da pesquisa foram publicados no jornal oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos