Novo rei da Tailândia indulta milhares de detentos

BANGCOC, 12 DEZ (ANSA) - O novo rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, indultou milhares de detentos em seu primeiro gesto de "misericórdia" como monarca do país.   

Entre os presos que tiveram suas penas perdoadas, há mulheres condenadas pela primeira vez, detentos que cumpriram um terço de sua pena, assim como presos deficientes físicos ou doentes.   

Essa medida representa "a primeira oportunidade do soberano demonstrar piedade desde que subiu ao trono", segundo comunicado oficial. O anúncio foi realizado no dia 5 de dezembro, feriado nacional no país.   

De acordo com o jornal "Bangkok Post", o decreto não deixa claro o número exato de detentos beneficiados. No entanto, a publicação informa que aproximadamente 30 mil presos foram libertados e outro 70 mil devem ter a pena diminuída.   

Vajiralongkorn foi proclamado rei da Tailândia no dia 1º de dezembro e exercerá o cargo com o nome de Rama X. O príncipe herdeiro tem 64 anos e ganhou o direito de reinar após a morte de seu pai, Bhumibol Adulyadej, falecido em outubro passado.   

Adulyadej ocupou o trono tailandês por sete décadas e tinha o hábito de perdoar detentos a cada ano. Embora fosse um monarca constitucional, ele realizou intervenções importantes na política do país. Além de facilitar a transição da Tailândia à democracia na década de 1990, e utilizar sua influência para acabar com golpes de Estado, incluindo as tentativas de 1981 e 1985.   

Um dos monarcas mais ricos do mundo, Adulyadej era muito popular na Tailândia e reverenciado como um semi-deus pelo povo.   

Embora tenha seguido os passos do pai, Rama X não tem a mesma autoridade e não recebe a mesma devoção da população. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos