União Europeia e Cuba assinam 1º acordo bilateral

BRUXELAS, 12 DEZ (ANSA) - A União Europeia e Cuba assinaram nesta segunda-feira (12) seu primeiro acordo bilateral de diálogo político e cooperação, que normaliza as relações entre o bloco e a ilha depois de 20 anos.   

O documento, firmado pela alta representante de Política Externa da UE, Federica Mogherini, pelo ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, e representantes dos 28 países do bloco pôs fim à chamada "posição comum", vigente desde 1996. As negociações para a assinatura do acordo duraram quase dois anos. "Hoje nós reconhecemos que há mudança em Cuba e queremos acompanhar essa mudança, levar a relação para um novo nível", afirmou Mogherini.   

Segundo a italiana, o acordo ajudará as partes a "aproveitarem plenamente o potencial de diálogo e cooperação" e é "o instrumento pelo qual a UE pode apoiar melhor a modernização social e econômica de Cuba".   

Por sua vez, o chanceler acredita que o pacto "contribuirá para desenvolver os vínculos políticos, sociais, financeiros, acadêmicos, esportivos e de cooperação", além de fazer uma "modesta contribuição para o equilíbrio, o entendimento, a justiça e a paz nesta época conturbada de crescentes perigos para a espécie humana".   

"Estamos abertos à construção de uma nova etapa nas relações, com base no respeito e na reciprocidade", destacou Parrilla, que reconheceu o "impulso das companhias europeias" que acompanharam Cuba "nos momentos mais difíceis" e ainda afirmou que o país "quer continuar a melhorar a relação com os Estados Unidos".   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos