Dilma completa 69 anos e recebe homenagem do PT

SÃO PAULO, 14 DEZ (ANSA) - A ex-presidente Dilma Rousseff comemora nesta quarta-feira (14) seu aniversário de 69 anos de idade, após se tornar a primeira política brasileira a sofrer um impeachment.   


No Facebook, a ex-mandatária foi homenageada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com um vídeo repleto de mensagens de felicitações de seus eleitores .   


Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1947. Ela é filha de uma professora e de um advogado de origem búlgara. Na época da ditadura militar (1964 - 1985), foi militante do grupo Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e chegou a ser presa e torturada. Libertada, mudou-se para o Rio Grande do Sul no início dos anos 1970, quando se formou em Economia.   


Em 2002, Dilma foi escolhida como ministra de Minas e Energia do governo Lula, após ocupar cargos no governo gaúcho. Três anos depois, foi indicada para a Casa Civil, quando José Dirceu deixou o cargo em meio ao escândalo do mensalão.   


No ano de 2010, a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotou José Serra e venceu as eleições, tornando-se a primeira presidente mulher do país. Em quatro anos, seu governo foi marcado pelo aumento de gasto com programas sociais, o que, segundo especialistas, resultou na atual crise econômica e política. Dilma se reelegeu em 2014, mas com pequena margem de votos. Neste ano, ela entrou novamente para a história. No dia 31 de agosto, Dilma foi afastada da Presidência e condenada ao impeachment, sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidades fiscal. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos