Em meio à ação judicial, Vivendi adquire 12% da Mediaset

MILÃO, 14 DEZ (ANSA) - A compra de 12,32% das ações da Mediaset, a empresa de comunicação televisiva de Silvio Berlusconi, pela francesa Vivendi nesta terça-feira (13) fez com que o ex-premier italiano cancelasse compromissos hoje (14) para se focar no caso.   

Isso porque as duas empresas estão em meio a um processo judicial que se arrasta há mais de seis meses e a atitude do francês Vicent Bolloré pegou de surpresa os italianos.   

A Vivendi anunciou ainda, além da compra de ontem, a intenção de adquirir até 20% das ações da empresa italiana para tornar-se a segunda maior acionista do grupo. A ideia de Bolloré, segundo a mídia internacional especializada, é de "construir" uma potente rede de comunicação e propaganda no sul da Europa.   

Ainda na noite de ontem, Berlusconi se reuniu com sua filha e presidente do grupo Fininvest, a holding que representa todas as empresas da família, Marina e com Pier Silvio, também seu filho e CEO da Mediaset, para debater a situação.   

Para hoje, o ex-premier cancelou sua agenda, que incluía a participação no lançamento de um livro em Roma, para voltar a se reunir na mansão Arcore. Fontes informaram que os italianos consideraram a compra uma "ação hostil" por parte dos franceses.   

A primeira medida de "contra-ataque" foi aumentar a participação da Fininvest para 39,775%, sem considerar as ações próprias e atingir o limite de ações possíveis.   

No entanto, brigas à parte, as ações da Mediaset apresentaram grande alta na Bolsa de Valores de Milão, chegando a 31,8% de ganhos ontem e oscilando em cerca de 5% nesta quarta.   

- Briga judicial: A Vivendi e a Mediaset assinaram um acordo no início do ano no qual ambas comprariam 3,5% das ações de cada uma e os franceses adquiririam o serviço de TV paga de Berlusconi.   

No entanto, após a empresa de Bolloré pedir alterações em cláusulas do acordo já assinado, começou uma briga entre as duas companhias e a Mediaset levou o caso para a Procuradoria de Milão - em um processo que promete se arrastar por muito tempo.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos