Presidente da Itália visita cidade devastada por terremoto

AMATRICE, 15 DEZ (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou nesta quinta-feira (15) a cidade de Amatrice, a mais afetada pelos terremotos que atingiram o centro do país entre agosto e outubro.   

O mandatário foi recebido pelo prefeito do município, Sergio Pirozzi, pelo governador do Lazio, Nicola Zingaretti, pelo chefe da Proteção Civil nacional, Fabrizio Curcio, e pelo comissário designado pelo governo para as áreas dos tremores, Vasco Errani.   

Em Amatrice, Mattarella visitou uma escola, fez um minuto de silêncio em frente à lápide que homenageia as vítimas do terremoto de 24 de agosto e foi às primeiras casas pré-fabricadas de madeira construídas para abrigar os desalojados pelo sismo.   

"Espero não ter atrapalhado a aula, interrompendo a concentração de vocês. Sei que o Natal e o Ano Novo serão muito diferentes dos últimos, nesse período de festas é normal que o pensamento vá aos momentos difíceis e duros que vocês passaram. Mas vocês devem confiar no futuro. O Natal e o Ano Novo voltarão a ser belos como antes", disse o presidente aos alunos do colégio de San Cipriano.   

Além disso, o chefe de Estado prometeu não diminuir a atenção às áreas atingidas e comemorou a aprovação pelo Parlamento do decreto-lei que autoriza medidas urgentes para a população afetada pelos terremotos do segundo semestre, incluindo a criação imediata de um fundo de 200 milhões de euros.   

Situada na região do Lazio, Amatrice foi devastada pelo tremor de 24 de agosto, que deixou 299 mortos, sendo 238 na cidade. Com apenas 2,6 mil habitantes, o município é conhecido pelo molho à matriciana e pelas suas construções históricas, quase todas elas derrubadas pelo sismo.   

No fim de novembro, Mattarella já havia visitado as cidades de Ussita, Preci e Norcia, atingidas por tremores em outubro. O roteiro também incluía Amatrice, mas a etapa acabou cancelada por causa de uma onda de mau tempo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos