China apreende drone usado pela Marinha dos EUA (2)

NOVA YORK, 16 DEZ (ANSA) - Um navio militar chinês apreendeu um drone utilizado pela Marinha dos Estados Unidos para monitorar águas internacionais no Mar do Sul da China.   

A aeronave estava a menos de um quilômetro da embarcação oceanográfica USNS Bowditch, cuja tripulação é quase toda formada por civis.   

A equipe entrou em contato com o navio militar chinês para pedir a restituição do drone, garantindo que ele não contém dados confidenciais. No entanto, a embarcação de Pequim se afastou sem devolver o aparelho.   

O incidente ocorreu na última quinta-feira (15), e as autoridades norte-americanas já acionaram todos os canais disponíveis para reaver o drone.   

Nos últimos dias, tem aumentado a tensão entre China e Estados Unidos por conta da expectativa de uma política agressiva por parte do republicano Donald Trump contra o gigante asiático.   

Antes mesmo de assumir a Casa Branca, o presidente eleito já falou por telefone com a líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, e abriu uma crise diplomática com a China, que considera a ilha como uma parte "rebelde" de seu território.   

Além disso, Trump já deu indícios de que pretende abrir uma guerra comercial contra o país, a quem acusa de roubar empregos dos Estados Unidos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos