Sem apoio, prefeita de Roma tenta se salvar dentro do M5S

ROMA, 19 DEZ (ANSA) - Cada vez mais pressionada por uma série de escândalos políticos, a prefeita de Roma, Virgina Raggi, disse nesta segunda-feira (19) que permanecerá no cargo e que ainda se sente membro do Movimento 5 Estrelas (M5S).   

Raggi espera para hoje a nomeação do novo vice-prefeito de Roma, após o M5S exigir que fossem trocados dois assessores municipais, sendo o vice-prefeito Daniele Frongia, considerado um dos responsáveis pelos escândalos recentes, e o chefe da Secretaria Salvatore Romeo. O sucessor de Frongia será eleito por conselheiros do M5S e Raggi não terá escolha exclusiva do nome. A votação ocorrerá ainda nesta segunda-feira. Um dos mais cotados era Massimo Colomban, fundador da multinacional Permasteelisa, mas, em entrevista à ANSA, ele disse que "não tem tempo nem disponibilidade para assumir o posto". "Como empresário e investidor, prefiro completar estes compromissos antes de adotar postos mais desafiadores ou políticos", confessou. Já o ex-prefeito de Roma Gianni Alemanno aumentou o tom contra Raggi e pediu sua renúncia. "Ela era uma das piores conselheiras do M5S e todos sabiam que seria totalmente inadequada ao cargo de prefeita", alfinetou. Desde que tomou posse, Raggi enfrenta uma série de escândalos políticos envolvendo seu gabinete. Alguns de seus assessores apareceram em processo judiciais e foram incrimados. O último capítulo veio na semana passada, com a prisão do chefe do Departamento Pessoal da Prefeitura, Raffaele Marra, de 44 anos, considerado o "braço-direito" de Raggi e detido por corrupção.   

A Justiça italiana tem investigado a nomeação de todos os assessores da prefeita, que foi a primeira mulher a asssumir o governo de Roma. As autoridades querem saber os critérios usados para as nomeações e se a prefeita sabia que as pessoas indicadas aos cargos já eram investigadas em processos judiciais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos