França eleva controle na fronteira com Alemanha após ataque

PARIS, 21 DEZ (ANSA) - O governo da França aumentou o controle na entrada e saída de pessoas na fronteira com a Alemanha após o ataque terrorista a um mercado de Natal em Berlim, informou o ministro do Interior, Bruno Le Roux, nesta quarta-feira (21).   

Segundo a rádio francesa "RTL", medida semelhante foi adotada pelos governos da Suíça e de Luxemburgo.   

Na França, o estado de emergência pelo alerta de terrorismo está em pleno funcionamento e provoca um reforço na segurança de locais considerados sensíveis pelas autoridades.   

Além da fronteira, as medidas adicionais contam com o reforço na segurança da estação Gare de l'Est, que liga os franceses a Alemanha e Luxemburgo, no mercado de Natal da Champs-Élysées e nos pontos mais famosos de Paris: a Torre Eiffel, a Disneyland Paris e a catedral de Notre Dame.   

O ministro Le Roux informou que solicitou aos agentes a fazer "o máximo possível" para proteger os cidadãos e turistas. As novas resoluções vão além do aumento de pessoal e incluem a construção de bloqueios com paredes de cimento próximos à praça do Museu do Louvre e ao longo da Champs-Élysées.   

O objetivo da medida é claro: evitar que carros ou caminhões invadam áreas repletas de turistas e visitantes durante as festas de fim de ano, como aconteceu em Nice, em julho deste ano, e em Berlim, no atentado da última segunda-feira (19). Além disso, os pontos mais sensíveis ainda ganharam unidades de polícia especializada para que os agentes possam agir mais rapidamente em caso de ataques. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos