Vai passar o Natal na Itália? Confira exposições em cartaz

MILÃO, 21 DEZ (ANSA) - Se vocês está se planejando para passar o fim de ano na Itália, a programação cultural do país continuará a ter eventos apesar das festas de fim de ano. Diversas exposições e mostras em grande cidades italianas continuam em cartaz. Confira alguns programas culturais na Itália: MILÃO - No Museu Universal de Milão, é possível acompanhar desde a arte oriental de Hokusai, com sua graça nipônica do mundo flutuante de gravuras impressionistas, ao trabalho caótico e contemporâneo do norte-americano. Lá se encontram grandes mestres contemporâneos, como Andy Warhol, e também o realismo das telas do artista do século 20, Hopper. Todos os dias, o local abrirá normalmente, com exceção do dia 24 e 25 de dezembro. Já o Palazzo Reale não sabe o que é férias há algum tempo.   


Quatro grandes mostras que estão sendo exibidas, sofrerão algumas alterações no horário, mas sem fechar, mesmo no dia 24, aberto das 9h30 às 14h30 (hora local); e no dia 25, aberto das 14h30 às 18h30. "Hosukai, Hiroshige, Utamaro. Luoghi e volti del Giappone" só não abre nas segundas, por motivos de conservação.   


Já as mostras "Escher", "Pietro Paolo Rubens e la nascita del Barocco" e "Arnaldo Pomodoro", podem ser o programa ideal para as festas natalinas. No Palazzo Marino está em exibição a obra-prima do artista toscano dos anos 1400, Piero della Francesca. O maravilhoso e gigantesco painel a óleo, "Madonna della Misericordia", poderá ser admirado na véspera de Natal (24) das 9h30 às 18h30, e no dia do Natal (25) das 9h30 às 20h.   


Cerca de 140 trabalhos que atravessam a carreira de um dos maiores da arte contemporânea, Jean-Michel Basquiat, também estarão no museu Mudec. Sua extraordinária trajetória pode ser visitada no dia 24, das 9h30 às 14h; e no dia 25 e 26, das 9h30 às 19h30. TURIM - Intitulado "Toulouse-Lautrec. La Belle Epoque", a grande retrospectiva decicada ao mestre francês Henri Toulouse Lautrec, está em cartaz no Palazzo Chiablese até dia 5 de março, em uma seção com 170 obras vindas do Museu Herakleidon de Atenas. A importante coleção abre as portas ao público no dia 24, das 9h30 às 17h30; no dia 25, das 14h30 às 19h30; e no dia 26 das 9h30 às 19h30.   


A mostra "Brueghel. Capolavori dell'arte fiamminga" que celebra importantes artistas da pintura flamenga, estará na Reggia di Venaria Reale. Lá também está exposto a mostra "Le meraviglie degli Zar", que percorre centenas de pinturas, porcelanatos, roupas, tapeçarias e objetos preciosos do palácio imperial de Peterhof. No dia do Natal as mostras estarão fechadas. Mas, no dia 24 a programação segue das 9h às 17h; e no dia 26 das 9h30 às 18h30. GÊNOVA - "Pop Society" do Andy Warhol é a mostra de grande importância que está em cartaz no Palazzo Ducale, em comemoração de 30 anos da morte do pai da pop art. No entanto, no dia de sua morte, 26 de dezembro, a exposição estará fechada. Em 170 obras, a história do estilo é contado desde seu nascimento, no início dos anos 1960, até o boom da arte contemporânea. Também no Palazzo Ducale, a exposição "Helmut Newton.   


Fotografia. Whithe Women/Sleepless Nights/NigNudes" está, pela primeira vez, em Gênova. São mais de 200 fotos de um dos fotógrafos mais célebres dos anos de 1900, Helmut Newton. No dia do Natal a mostra estará fechada, já no dias 24 e 26 ficará aberto das 9 às 16.   


TREVISO - Ao menos cinco mostras estão em cartaz nos belissímos espaços do Museu de Santa Catarina, a mais atrativa, no entanto, é "Storie dell'Impressionismo. I grandi protagonisti da Monet a Renoir, da Van Gogh a Gauguin" ("Histórias do Impressionismo. Os grandes protagonistas desde Monet a Renoir, de Van Gogh a Gauguin", em tradução livre). Com 140 obras dos maiores artistas do impressionismo, a exposição tem obras de coleções privadas e públicas de vários lugares do mundo. Na véspera de Natal o museu fechará, já no dia 25 poderá ser visitado das 15h às 20h; e no dia 26 das 9h às 20h. ROMA - Na capital italiana, recentemente inaugurou na Scuderie del Quirinale, a bela mostra "Il Museu Universale. Dal sogno di Napoleone a Canova", que conta através de 70 obras a arte clássica e antiga, com nomes de grandes artistas, como Raffaelo, Tintoretto e Tiziano. A sede da exposição estará aberta no dia 24, das 10h às 15h; no dia 25, das 16h às 20h; e no dia 26 das 10h às 20h. Horários idênticos para o Palazzo della Esposizioni, onde está a exposição "16ª Quadriennale d'arte. Altri tempi, altri miti".   


E para os românticos, a coleção de arte "Love", que está há quase um ano na capital, continua em cartaz no Chiostro del Bramante. Um reflexão contemporânea do amor na visão de vários artistas. Para conhecer o famoso letreiro Love, que nasceu em Nova York, a visita pode ser feita no dia 24, das 10 às 17h; no dia 25, das 16h às 21h; ou no dia 26, das 10h às 22h. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos