Topo

Carolina do Norte não consegue derrubar 'lei dos banheiros'

22/12/2016 11h35

NOVA YORK, 22 DEZ (ANSA) - O estado norte-americano da Carolina do Norte não conseguiu chegar a um consenso para abolir a polêmica "lei antitransgênero", que exige que transexuais usem os sanitários públicos que correspondam ao seu sexo de nascimento, e não à sua identidade.   

A chamada "lei dos banheiros" foi aprovada no dia 23 de março e causou escândalo nacional. Diversas associações de direitos civis afirmaram que a atitude era irracional, impossível de aplicar, além de colocar em risco os transexuais.   

"Espero que possamos trabalhar juntos para chegar a uma decisão, porque não podemos nos dar ao luxo de seguir tendo o desprezo do resto do país sobre nós", disse o senador democrata Floyd McKissick Jr.   

O democrata Roy Cooper foi eleito governador da Carolina do Norte nas eleições de novembro, com a promessa de eliminar por completo a "lei dos banheiros". Mas a assembleia legislativa local não conseguiu chegar a um consenso durante uma reunião para discutir a retirada da lei, que fez o republicano Pat McCrory perder a eleição. Os representantes do Partido Republicano na assembleia não deram apoio suficiente para a mudança. "A discriminação autorizada pelo estado é inaceitável", afirmou Chris Brook, diretor da unidade local da ACLU, a maior organização americana de defesa das liberdades civis. "A comunidade LGBT da Carolina do Norte está ansiosa para ver o fim das perigosas demonstrações de intolerância", completou.   

A lei também causou a revolta de muitas celebridades, como Bruce Springsteen, Cyndi Lauper e até mesmo do Cirque Du Soleil, que cancelou sua apresentação na Carolina do Norte. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.