Topo

Menina que tuitava sobre vida em Aleppo visita Erdogan

22/12/2016 14h35

ISTAMBUL, 22 DEZ (ANSA) - A menina síria Bana Alabed, de sete anos, que chamou a atenção mundial por publicar mensagens no Twitter sobre a destruição de Aleppo, foi recebida nesta quarta-feira (21) pelo presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, em Ancara.   

Em sua conta no Twitter, o mandatário turco publicou imagens do encontro que mostram a menina sentada em seu colo. "Fiquei satisfeito por receber Bana Alabed e sua família no complexo presidencial hoje. A Turquia estará sempre ao lado do povo da Síria", escreveu ele.   

Em agradecimento, Alabed também postou uma mensagem em sua conta na rede social. "Estou muito feliz de ter encontrado o senhor Erdogan", disse ela.   

A criança ficou famosa após publicar no Twitter vídeos e fotos de seu cotidiano em Aleppo, na Síria. Ajudada pela mãe, Fatemah, que gerencia a página, a menina se tornou um símbolo da tragédia da guerra civil síria.   

Sua conta foi criada há apenas três meses e já atraiu mais de 360 mil seguidores. Os tuites são escritos em inglês e retratam o drama vivido na cidade. Segundo o jornal "Washington Post", a garota pode ser qualificada como a "Anne Frank [alemã de origem judaica vítima do Holocausto, que ficou conhecida após a publicação de seu diário] de Aleppo.   

No entanto, o regime do presidente Bashar Al-Assad classificou as mensagens como propaganda política. Já o ministro turco das Relações Exterioriores, Mevlut Cavusoglu, disse que Alabed e sua família deveriam ser levadas para a Turquia depois de serem retiradas de Aleppo. Nesta semana, a família da menina foi retirada em segurança da parte oriental de Aleppo, junto com mais 25 mil pessoas, após negociações realizadas pela Turquia e a Rússia.   

Atualmente, a Turquia abriga cerca de 2,7 milhões de refugiados.   

No entanto, Ancara prefere cuidar dos que não estão feridos, no lado sírio da fronteira.   

De acordo com anúncio realizado nesta quinta-feira (22), dia da iniciativa solidária #AleppoDay, pelo porta-voz do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) na Itália, Andrea Iacomini, ainda há quatro mil crianças presas em Aleppo e propensas a morrer.   

"Eles estão no que resta da cidade. Muitos são órfãos e sem família que precisam de ajuda imediata ou correrão risco de morte", ressaltou ele.   

À respeito da evacuação contínua, a "notícia de que crianças e civis morreram por causa da superlotação no ônibus não foi confirmada. Um fato horrível. Temos que vigiar porque certos fatos, se confirmados, seriam paradoxalmentes desumanos", completou Iacomini. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.