Topo

Avião na Rússia pode ter caído por falha técnica ou humana

26/12/2016 07h59

ROMA, 26 DEZ (ANSA) - O Ministério dos Transportes da Rússia afirmou nesta segunda-feira, dia 26, que a queda do avião militar russo deste domingo (25) no Mar Negro aconteceu provavelmente devido a um erro do piloto ou a uma falha técnica.   

A aeronave, de modelo Tupolev-155, levava 92 pessoas, entre tripulação e passageiros, havia partido de Sóchi, na Rússia, e ia para a Latakia, na Síria, onde os 64 membros do Coral do Exército Russo que estavam à bordo fariam uma apresentação para as tropas que estão na área na noite de ano novo. Além deles, estavam no avião militares e nove jornalistas.   

No domingo, as autoridades russas haviam antes descartado a possibilidade da queda se tratar de um atentado terrorista, opção que depois foi novamente analisada. O Ministério russo ainda afirmou que o piloto do avião, Roman Volkov, era muito experiente e tinha mais de 3 mil horas de voo e que a aeronave tinha 33 anos.   

De acordo com o vice-presidente da Comissão Parlamentar sobre a política econômica, Serghiei Kalachnikov, a idade avançada, no entanto, não é prova de que a aeronave não funcionava bem.   

"Trinta e três anos é um bom tempo, mas não é crítico", declarou a autoridade russa à imprensa.   

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, decretou para esta segunda um dia de luto nacional. "Haverá uma investigação aprofundada na região da catástrofe e faremos tudo para fornecer o nosso apoio às famílias das vítimas", explicou Putin. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.