Topo

Foros Romanos e Imperiais serão abertos juntos no ano novo

28/12/2016 14h31

ROMA, 28 DEZ (ANSA) - No primeiro dia de 2017, romanos e turistas de todo o mundo poderão visitar os Foros Romanos e os Foros Imperiais em um passeio único, atravessando as duas áreas administradas separadamente pela Superintendência Estatal e municipal.   


Esta será a primeira vez na qual não haverá barreiras, grades e portões dividindo os dois sítios arqueológicos, sendo assim, os visitantes poderão ter livre acesso as duas áreas sem ter que pagar dois ingressos na entrada.   


A ideia trata-se de uma das iniciativas organizadas pelo Campidoglio, sede da prefeitura de Roma, em colaboração com a Superintendência Especial para o Coliseu, para as festas de fim de ano. O acesso dos Foros no dia 1º de janeiro acontecerá entre às 10h e às 16h, com a última entrada às 15h.   


"A sensação mais importante é aquela de atravessar 25 séculos de história e talvez até mais passando pela passarela que da Coluna de Trajano conduz até o centro dos Foros. Uma passarela que guia, mas que ao mesmo tempo deixa livre os espaços para que os monumentos possam ser vistos", disse o diretor dos museus arqueológicos de Roma e pólo grande Campidoglio, Claudio Parisi Presicce.   


"Estamos em frente a um complexo monumental que qualquer um que venha a Roma inveja. Acredito que o 1º de janeiro de 2017 será lembrado por todos que estarão em Roma naquele dia e será um tipo de promessa à cidade: um pequeno passo para a arqueologia de Roma, mas uma grande ideia que representa bem o projeto do futuro para esta área arqueológica central", concluiu Presicce.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.