Topo

Quase 4 milhões vão aos eventos do Papa no Vaticano em 2016

29/12/2016 11h49

CIDADE DO VATICANO, 29 DEZ (ANSA) - Em 2016, 3.952.140 pessoas foram às audiências, celebrações e ao "Angelus" do papa Francisco no Vaticano, informou a Prefeitura da Casa Pontifícia nesta quinta-feira (29).   

O número é bem superior ao registrado em 2015, quando 3,2 milhões de fiéis foram aos eventos do Pontífice, mas é menor que aqueles atingidos nos dois primeiros anos de Papado: 6,6 milhões em 2013 e 5,9 milhões em 2014.   

O aumento nos dados deste ano pode ser explicado pelo fato de ter sido em 2016 a maior parte dos eventos do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, realizado entre 8 de dezembro de 2015 e 20 de novembro de 2016.   

Analisando por tipo de celebração, os quase quatro milhões de fiéis se dividiram entre o Angelus, na Praça São Pedro (1,65 milhão), as audiências gerais das quartas-feiras (726 mil), as audiências especiais do Ano Santo Extraordinário (446 mil) e as audiências especiais com delegações convidadas (169.640 mil). Os dados referem-se apenas às cerimônias realizadas no Vaticano e não incluem outros momentos vividos pelo Papa com a grande participação de católicos, como as visitas à Diocese de Roma ou em outras localidades da Itália. O cálculo também não inclui as visitas internacionais que reúnem milhões de pessoas por evento, como ocorreu no México, na ilha grega de Lesbos, na Armênia, Polônia, Geórgia, Azerbaijão e Suécia.   

"É sempre bom lembrar que esses números são aproximados, que são calculados com base na demanda de participação aos eventos presididos pela Prefeitura da Casa Pontifícia e dos bilhetes distribuídos pela mesma, como uma pura estimativa de soma das presenças de momentos como o Angelus, o Regina Coeli e as celebrações na Praça São Pedro", emitiu em nota a Santa Sé.   

Os maiores números de fiéis foram registrados nos meses de março, em concomitância com a Semana Santa, e em setembro, com a canonização de Madre Teresa de Calcutá. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.