Após ataque em Bagdá, Hollande faz rápida visita ao Iraque

BEIRUTE, 2 JAN (ANSA) - O presidente da França, François Hollande, chegou nesta segunda-feira (2) a Bagdá, no Iraque, para uma rápida visita de apenas um dia. Na agenda, estão encontros com o presidente do Iraque, Fuad Masum, com o premier, Haider al-Abadi, e com o presidente do Parlamento, Salim al-Jabouri.   

Além disso, Hollande teve um rápido encontro com militares franceses que atuam no Iraque na chamada "zona verde", um ponto de alta segurança próximo ao aeroporto internacional, e discursou para os militares ao lado de Masum.   

Segundo o mandatário, "agir contra o terror no Iraque, também é prevenir atos terroristas em nosso solo".   

"Há dois anos, a situação era particularmente ruim em Bagdá e outras regiões do Iraque e a França assumiu suas responsabilidades políticas e militares. Os resultados estão aqui: o Daesh [Estado Islâmico] está em declínio", afirmou.   

Após a passagem por Bagdá, Hollande segue para Irbil, no Curdistão iraquiano, onde fará a doação formal de mais de 38 toneladas de ajuda humanitária.   

Hollande é o único presidente dos países ocidentais que fazem parte da chamada coalizão internacional, que luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), a visitar o Iraque desde 2014. Naquele ano, o líder francês havia feito outra visita e prometido o incremento da ajuda militar.   

- Atentado A visita de Hollande ocorre após um atentado terrorista em Bagdá ter matado, ao menos, 33 pessoas, e deixado mais de 70 feridos.   

Um carro-bomba explodiu em uma praça no bairro xiita Sadr City, segundo informações da emissora de TV "Al Jazeera".   

No momento, nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas o EI comumente realiza ações do tipo no local. O atentado desta segunda-feira ocorre após um fim de semana sangrento, com mais de 30 mortos em diversas ações similares em Bagdá e em Najaf, no sul do país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos