Irã divulga multinacionais autorizadas a explorar petróleo

TEERÃ, 02 JAN (ANSA) - Quase um ano depois da revogação das sanções internacionais contra o Irã, o Ministério do Petróleo do país persa publicou nesta segunda-feira (2) uma lista de 29 companhias autorizadas a participar de licitações no país.   

O elenco inclui a estatal italiana ENI, a russa Gazprom, a francesa Total, a anglo-holandesa Shell, a malaia Petronas e a norte-americana Schlumberger. Elas estão aptas a atuar em projetos de exploração e produção de petróleo e gás em solo iraniano, respondendo a um convite feito por Teerã em outubro passado.   

Recentemente, o país atualizou seus modelos de contrato para o setor, permitindo a completa recuperação dos investimentos ao longo de duas décadas. A revogação das sanções é resultado do acordo nuclear assinado com as potências internacionais em julho de 2015. Em troca, o Irã se comprometeu a limitar suas atividades atômicas, reduzir seu número de centrífugas de 19 mil para 6,1 mil em 10 anos e permitir inspeções periódicas da Organização das Nações Unidas (ONU). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos