Reino Unido nomeia novo embaixador na União Europeia

ROMA, 04 JAN (ANSA) - O governo da primeira-ministra Theresa May nomeou o diplomata Tim Barrow como novo embaixador do Reino Unido na União Europeia, após a renúncia de Sir Ivan Rogers.   

Ex-embaixador britânico na Rússia, Barrow terá a função de representar Londres nas negociações para a saída do país da UE, a chamada "Brexit". O pedido de demissão de Rogers pegou o Reino Unido de surpresa, já que foi anunciado a poucos meses do início do processo formal para o rompimento com o bloco europeu.   

Em um email, o agora ex-embaixador justificou sua decisão dizendo que o governo May adota uma postura "confusa" em relação à "Brexit". Segundo Rogers, existe uma tendência de defender "argumentos infundados" sobre as negociações com Bruxelas, e Londres ainda não indicou a seus diplomatas uma linha clara de ação.   

A saída do Reino Unido da UE foi determinada pelo referendo realizado em junho passado, mas ainda precisa ser acertada com o bloco, que pode facilitar ou não o processo. No entanto, uma ação judicial em análise na Suprema Corte pode fazer com que a "Brexit" tenha de receber o aval do Parlamento, algo que não estava nos planos de May. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos