Trump diz que transferências de Guantánamo precisam parar

WASHINGTON, 4 JAN (ANSA) - No mesmo dia que o Congresso dos Estados Unidos tomou posse, pela primeira vez desde 2007 sob o comando dos republicanos, o presidente eleito norte-americano, Donald Trump, fez um comentário polêmico sobre o presídio de segurança máxima de Guantánamo, em Cuba.   

Em seu Twitter, o magnata disse que "não deveria haver mais transferências de Guantánamo". "Essas são pessoas extremamente perigosas e não deveriam ter permissão para voltar para o campo de batalha", disse o milionário.   

Essa afirmação confirma o posicionamento completamente contrário ao fechamento do presídio por Trump, que deve ser apoiado tanto pelo Senado quanto pela Câmara.   

No entanto, pouco tempo após essa declaração, o porta-voz da atual Casa Branca, Josh Earnest comentou que espera que "mais transferências sejam anunciadas antes do dia 20 de janeiro", dia no qual o milionário republicano assumirá a Presidência do país.   

Trump "terá a ocasião de por em prática a ação política que considerar mais eficaz quando assumir o cargo no próximo 20 de janeiro", concluiu Earnest.   

No mês passado, uma fonte revelou que o presidente dos EUA, Barack Obama, tinha intenção de transferir ao menos 17 presos de Guantánamo, quase um terço dos 59 prisioneiros que permanecem no presídio onde os Estados Unidos mantêm suspeitos de terrorismo após os atentados de 11 de setembro de 2001. O mandatário democrata já deixou clara sua intenção de fechar Guantánamo, mas ideia não é compartilhada pelo Congresso. No início de dezembro do ano passado, a Câmara do país aprovou um pacote para o Departamento de Defesa norte-americano, mas rejeitou a proposta do fechamento de Obama. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos