Mais uma jovem raptada pelo Boko Haram é resgatada

LAGOS, 05 JAN (ANSA) - O Exército da Nigéria anunciou ter encontrado mais uma das quase 300 estudantes sequestradas pelo grupo fundamentalista islâmico Boko Haram em abril de 2014.   

A jovem foi vista por soldados enquanto vagava em uma floresta próxima à área de atuação da milícia, no norte do país.   

Inicialmente, os jihadistas haviam raptado 276 alunas de uma escola em Chibok, mas, durante o transporte das meninas, 57 conseguiram escapar.   

Em maio de 2016, as duas primeiras estudantes foram resgatadas, sendo que uma delas carregava um bebê. Além disso, em outubro, o Boko Haram libertou outras 21 jovens após uma negociação com o governo da Nigéria.   

No momento, pouco menos de 200 continuam desaparecidas, e teme-se que muitas delas tenham morrido, sido usadas em atentados ou se radicalizado. O sequestro das estudantes causou comoção mundial e deu origem à campanha "Bring Back Our Girls" ("Tragam nossas garotas de volta"), promovida até pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.   

Nos últimos anos, o Boko Haram se tornou um dos grupos terroristas mais sanguinários da África e chegou a controlar boa parte do norte da Nigéria, de maioria muçulmana. Contudo, vem sofrendo constantes derrotas militares recentemente, embora continue realizando ataques suicidas pelo país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos