Trump nomeará genro como 'conselheiro sênior' de seu governo

WASHINGTON, 9 JAN (ANSA) - O presidente eleito dos Estados Unidos, o magnata Donald Trump, vai anunciar o seu genro, Jared Kushner, como seu "conselheiro sênior" de governo, informa a mídia norte-americana nesta segunda-feira (9).   

Kushner, que é casado com Ivanka Trump, é um dos principais negociadores do "time de transição" de governo e esteve sempre ao lado do magnata durante a campanha presidencial.   

A provável nomeação já suscita duas pesadas críticas ao magnata: a primeira, que seria um caso de nepotismo, e a segunda, um claro conflito de interesses.   

Na questão familiar, a lei dos Estados Unidos não é tão clara sobre o caso e deixa a entender que o nepotismo é aplicado em casos de nomeação "na mesma agência onde trabalha" o dono do cargo público. Já o segundo, refere-se ao fato de Ivanka ser CEO das empresas do pai - o que colocaria dúvidas nas negociações que serão feitas pelo governo do republicano.   

- Aprovação no Senado: Diversos nomes indicados por Trump precisarão passar por aprovação do Senado, como no caso da Inteligência. Por causa disso, os democratas da casa estão dizendo que irão fazer uma "análise profunda e detalhada" sobre cada indicação - o que pode causar problemas para o presidente.   

Apesar do otimismo de Trump, que afirmou que "acredita que todos vão passar", há o temor de que, logo de início haja muita instabilidade para o governo do republicano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos