Obama faz último discurso como presidente mirando o futuro

WASHINGTON, 10 JAN (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará na noite desta terça-feira (10) seu último discurso à frente da Casa Branca. A fala, que está programada para às 21h (meia-noite no horário de Brasília), será realizada em Chicago, seu berço político, e deve ter como foco o futuro do país.   

Segundo especialistas, Obama tentará passar uma mensagem de otimismo e esperança frente aos temores que seu sucessor, Donald Trump, desperta nos EUA e no mundo. O discurso não deve ser uma soma de dados e relatórios, mas vai apresentar o ponto de vista do democrata: de ter deixado um país melhor do que recebeu.   

Em 2008, uma multidão foi a Chicago para saudar o primeiro presidente negro da história norte-americana. O jovem senador de Illinois ganhava força com o slogan "Yes We Can" ("Sim nós podemos") e prometia mudar a vida dos cidadãos para a melhor. No entanto, o clima em Chicago não é apenas de festa. Com recentes episódios de violência, há muitos moradores que não apoiam mais o democrata. Na noite de hoje, que conta com apoiadores há mais de 14 horas na fila para ver o mandatário no Centro de Convenções McCormick Place, Obama ainda quebrará uma tradição ao não fazer o discurso na Casa Branca.   

O atual líder do país deixará o cargo, oficialmente, no dia 20 de janeiro, quando passa o posto para Trump, em cerimônia em Washington. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos