Últimos dias de Obama têm jantares e reuniões com atletas

SÃO PAULO, 12 JAN (ANSA) - Em seus últimos dias à frente da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem uma agenda de compromissos "mais leves" até o dia 20 de janeiro, quando Donald Trump assumirá seu cargo.   

Na próxima segunda-feira (16), Obama receberá atletas para a última cerimônia celebrando os esportes do país. Entre os convidados, está o time de beisebol do Chicago Cubs que, apesar de ser torcedor do Chicago White Sox, foram campeões do esporte após mais de 100 anos sem títulos.   

O último discurso público do mandatário foi realizado na última terça-feira (10), perante milhares de pessoas, em Chicago - seu berço político. Em frente a eles, Obama falou sobre o passado, mas focou seu olhar para o futuro e pediu para que os norte-americanos "acreditem" que podem mudar a realidade mesmo não tendo votado no republicano.   

- Despedidas: Aos poucos, a administração Obama foi se despedindo de diversas formalidades que o cargo permite. Em outubro, o casal ofereceu seu último jantar de gala para o então premier italiano Matteo Renzi e uma comitiva italiana, como sinal de proximidade e amizade com o país da bota.   

Já no dia 6 de janeiro, Barack e Michelle realizaram uma festa de despedida com amigos, celebridades e doadores de campanha. O evento foi bastante restrito e não contou com a participação da imprensa.   

O último ato público de Obama será participar da cerimônia de posse de Donald Trump, agendada para o dia 20 de janeiro ao meio-dia (hora local). Já o futuro do presidente, é um mistério.   

Obama não deu indicações do que irá fazer e a única coisa certa é que continuará a morar em Washington para permitir que as filhas terminem os estudos. Com tanto suspense, o aplicativo de músicas Spotify chegou a "oferecer" um emprego para o líder norte-americano. Ele ainda foi convidado para lecionar na Universidade de Chicago, mas não se pronunciou até o momento sobre o convite.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos