Astronautas da ISS fazem missão externa para trocar baterias

MILÃO, 13 JAN (ANSA) - Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) realizam uma incursão externa nesta sexta-feira (13) para a substituição de suas baterias.   

Iniciada por volta de 10h da manhã (horário de Brasília), a missão é conduzida pelo francês Thomas Pesquet e pelo norte-americano Robert Shane Kimbrough, que são guiados pelo italiano Luca Parmitano a partir do centro de controle da Nasa em Houston (EUA).   

A troca das baterias já havia sido iniciada no último dia 6 de janeiro, em uma incursão externa de seis horas e meia do próprio Kimbrough e da também norte-americana Peggy Whitson. A missão desta sexta, a primeira de Pesquet fora da ISS, é transmitida ao vivo pela Nasa.   

As atuais 12 baterias de níquel-hidrogênio da estação serão substituídas por seis de íons de lítio, mais eficientes. A operação será concluída por um braço robótico no próximo domingo (15).   

Hoje guia da missão, Parmitano viveu uma situação delicada durante sua primeira passagem pela ISS, em 2013. Em uma incursão externa, seu capacete começou a se encher de água, a tal ponto que ele perdeu a comunicação com a base.   

Contudo, o italiano conseguiu acionar uma válvula de segurança e retornar para a estação, o que lhe rendeu uma medalha da Nasa por "serviços de destaque". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos