Costa francesa pode ser coberta por mar até 2050

ROMA, 16 JAN (ANSA) - Cerca de 20 mil quilômetros de costa, na França, pode se movimentar e ser coberta pelo mar até 2050, informou o jornal francês "Le Monde".   

Segundo a publicação, ao menos 22% da linha da costa recua anualmente em média de 8 a 10 centímetros de comprimento. Desta forma, o nível do mar sobe e cobre as dunas, o que causa deslizamentos de terra. "Em algumas áreas, a costa pode se mover para trás 50 metros".   

De acordo com o texto, quase toda a costa Seine-Maritime, localizada na região Alta Normandia, está recuando, o que tem causado constantes efeitos de ondas, tempestades e de barreiras.   

Cerca de 142 comunas registraram uma redução costeira de aproximadamente 50 centímetro no ano, e outras 19, três metros.   

O Ministério do Meio Ambiente estima que em meio século, de 1949 a 2005, já foi recuada uma área equivalente a 3100 campos de rugby, cerca de 26 quilômetros quadrados. No entanto, apesar dessa ameaça, a área atrai diversas pessoas. Com uma densidade populacional de 2,5 acima da média nacional, é esperado que, em 2040, o número de habitantes cresça cerca de 4 milhões. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos