Trump critica política migratória de Merkel e elogia Brexit

BERLIM E NOVA YORK, 16 JAN (ANSA) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o rompimento do Reino Unido com a União Europeia e disse que outros países seguirão o exemplo britânico por causa da política migratória da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.   

As declarações foram dadas durante uma entrevista ao jornal dominical "The Sunday Times", na qual o magnata republicano também acusou Berlim de usar a UE para alcançar seus objetivos.   

Segundo Trump, Merkel cometeu um "erro catastrófico" ao acolher mais de 1 milhão de solicitantes de refúgio e "aumentar de maneira exponencial" a ameaça terrorista na Europa.   

"A União Europeia representa apenas um meio para a Alemanha alcançar seus objetivos. Por isso achei muito inteligente que o Reino Unido tenha decidido sair", disse o presidente eleito, chamando também a "Brexit" de "uma grande coisa" e prometendo fazer acordos com o país após a separação.   

Nesta terça-feira (17), a primeira-ministra Theresa May fará um discurso no qual apresentará o plano para o rompimento definitivo entre Londres e Bruxelas. O porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, afirmou que a chanceler leu "com interesse" a entrevista de Trump e que espera sua posse para "trabalhar junto" com o magnata.   

"O governo e a chanceler têm interesse em uma estreita colaboração com os Estados Unidos", limitou-se a dizer Seibert.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos