Após 146 anos de espetáculos,Circo Barnum encerra atividades

NOVA YORK, 17 JAN (ANSA) - O circo Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, conhecido pelo slogan "o maior espetáculo do mundo", encerrará suas atividades em 2017, após 146 anos de apresentações. O anúncio foi feito pelo CEO da Feld Entertainment, empresa de produção de show ao vivo e que administra o circo, Kenneth Feld.   


Os espetáculos que atravessaram dois séculos de história, eram o sonho das crianças da época sem internet e televisão, e deixavam o público de boca aberta com os animais exóticos como elefantes, tigres e gorilas. Com o primeiro show realizado em 1871, o grupo circense sobreviu a epidemias e guerras, mas não conseguiu seguir o ritmo dos tempos modernos: a queda de público e de ingressos, as enormes contas com a gestão e os protestos dos defensores dos animais o condenaram ao fim. O mundo de mágicos, bailarinas, trapezistas, ilusionistas e palhaços se apresentará pela última vez no dia 21 de maio, em Uniondale, no estado de Nova York, nos EUA. O epílogo começou a ser sentido já em 2015, quando os donos do circo - que há 14 anos ganharam uma batalha legal com uma causa milionária sobre um grupo de animalistas que os acusaram de maus tratos aos animais - decidiram tirar os elefantes do show. Os grandes animais, perfeitamente adestrados, foram enjaulados em uma reserva da Flórida. Enquanto isso, as legislações de vários estados norte-americanos se tornaram mais rígidas quanto ao uso de animais em espetáculos circenses. A renúncia dos elefantes foi o começo do fim da aventura que se iniciou em 1835, quando o eclético Phineas Taylow Barnum comprou uma escrava negra de 79 anos e a fez encenar a enfermeira de George Washington. "Tem 161 anos", dizia ao final da encenação.   


Ali começou o enorme êxito do circo que, mais tarde, giraria os continentes alegrando as pessoas. A aventura do Barnum termina em 2017, com uma grande nostalgia e lamentações por grande parte dos internautas das redes sociais, mas também há quem celebra a vitória sobre o "espetáculo mais triste do mundo", pelo uso de animais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos