Hamon e Valls disputarão 2º turno de primárias socialistas

PARIS, 23 JAN (ANSA) - O ex-ministro da Educação da França Benoit Hamon, 49 anos, surpreendeu e venceu o primeiro turno das primárias dos socialistas neste domingo (23), informou o comitê eleitoral.   

Hamon, que pertence à ala mais esquerda do Partido Socialista, obteve 36,12% dos votos contra 31,24% do ex-premier Manuel Valls, 54, que é da ala mais à direita da sigla. Os dois se enfrentarão no segundo turno, marcado para o dia 29 de janeiro. Em terceiro lugar, ficou Arnaud Montebourg, com 18%, apontado como o "provável finalista" com Valls.   

O ex-ministro comemorou sua vitória e disse que quer "mudar o modelo de desenvolvimento" do país, colocando "fim à velha política" francesa. Entre as principais propostas de Hamon, está o pagamento de um salário mínimo de 750 euros para todos os cidadãos com mais de 18 anos, a legalização do uso recreativo da maconha e a revisão do sistema prisional.   

Já em campanha, Valls afirmou que "não acredita" ser possível pagar um salário mínimo para todos os franceses e que a escolha de Hamon é "fracasso garantido" nas eleições presidenciais.   

"Os franceses estão perante a uma escolha muito clara: entre o fracasso garantido e a vitória possível, entre promessas irrealizáveis e uma esquerda crível, que assume as responsabilidades do país", disse Valls.   

No entanto, a chance de qualquer um dos dois candidatos de esquerda são mínimas, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais. E um dos pontos que comprova isso é a baixa afluência dos franceses nas primárias socialistas.   

Enquanto as primárias da direita, que tiveram como vencedor o ex-premier François Fillon, mais de quatro milhões de pessoas foram às urnas, os números da esquerda - ainda que confusos - são bem menores. As estimativas dos socialistas apontam que entre "1,4 milhão e 1,7 milhão de pessoas" votaram. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos