Ama sorvete? Conheça as melhores 'gelaterias' da Itália

RIMINI, 24 JAN (ANSA) - O tradicional Gambero Rosso, que elege os melhores restaurantes italianos, lançou um guia com melhores sorveterias da Itália em 2016. Ao invés das tradicionais estrelas, as marcas foram classificadas em uma escala que vai de um a três cones de "gelato".   


Neste esquema, 36 estabelecimentos ganharam a pontuação máxima e, ao todo, 300 empresas aparecem entre as melhores. A Itália tem cerca de 37 mil "gelaterias" por todo o país.   


Os avaliadores tinham alguns pontos básicos para analisar cada produto: todos os itens do sorvete são analisados, a começar pela qualidade do leite, o respeito ao território onde está a empresa e o respeito à temporada de cada matéria prima, para garantir um "gelato" sempre fresco.   


A região que mais registrou sorveterias com três cones é a Emilia-Romana, que obteve sete destaques, seguida pela Toscana e pela Lombardia, com cinco, e de Piemonte, Lazio e Turim, que têm três indicações. Já as famosas Roma, Milão e Florença ficaram com duas empresas de nota máxima cada.   


A Gambero Rosso ainda premiou alguns locais em especial. O melhor sorvete de chocolate é servido pela Paolo Brunelli, que fica em Senigália, em Ancona, e a "gelateria" emergente do ano foi a Carmela Grotta di Ciocolat da comuna de Toscolano Maderno, em Brescia.   


Já o melhor sorvete "gastronômico" ficou com a Greed Avidi di Gelato de Frascati, na província de Roma, liderada por Davide Rossi, e o prêmio "gosto e saúde" foi dado para Candida Pelizzoli do Oasi American Bar, que fica em Gera d'Adda, em Bergamo.   


Conheça as escolhidas: - Piemonte: Canelin (Acqui Terme), Alberto Marchetti (Turim), Mara dei Boschi (Turim), Ottimo! Buono non basta (Turim), Soban (Valenza).   


- Ligúria: Cremeria Spinola (Chiavari), Profumo (Gênova).   


Lombardia: La Pasqualina (Almenno San Bartolomeo), Paganelli, Pavé - Gelati & Granite (Milão), Chantilly (Moglia), L'Albero dei gelati (Monza).   


- Vêneto: Golosi di Natura (Gazzo), Zeno Gelato (Verona) e Cioccolato (Verona).   


- Friuli-Venezia Giulia: Scian L'Insolito Gelato (Cordenons), Fiordilatte (Údine).   


- Emilia-Romana: Cremeria Santo Stefano (Bolonha), Cremeria Scirocco (Bolonha), Stefino (Bolonha), Bloom (Modena), Ciacco (Parma), Cremeria Capolinea (Reggio Emilia), Sanelli (Salsomaggiore).   


- Toscana: Carapina (Florença, Gelateria della Passera (Florença), Chiccheria (Grosseto), De' Coltelli (Pisa), Dondoli (San Gimignano).   


- Marcas: Gelateria Cioccolateria Paolo Brunelli (Senigália).   


- Lazio: Gretel Factory (Formia), Gelateria dei Gracchi (Roma), Otaleg! (Roma).   


Campânia: Di Matteo (Torchiara), Cremeria Gabriele (Vico Equense).   


- Basilicata: Emilio (Maratea).   


- Sardenha: Bar Centrale Gelateria Pizzeria (Marrubiu). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos