Papa nomeia Fernando Ocáriz como líder mundial da Opus Dei

ROMA, 24 JAN (ANSA) - O papa Francisco nomeou o sacerdote Fernando Ocáriz para presidir a Opus Dei mundialmente. A confirmação do Pontífice veio na noite de ontem (23), após uma eleição interna na organização fundada por Josemaría Escrivá.   

Ocáriz foi eleito pelos 194 membros do conselho e seu nome acabou sendo ratificado por Francisco. O sacerdote nasceu em Paris, na França, em 27 de outubro de 1944, em uma família espanhola que vivia no exílio durante a Guerra Civil (1936-1939). Ele já foi vigário-auxiliar da Opus Dei e sucesserá como prelado mundial o monsenhor Javier Echevarría, que morreu em 12 de dezembro de 2016. Sua escolha para guiar a entidade foi conservadora e seguia o esperado. Formado em Física na Universidade de Barcelona (1966), fez a licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense em 1969 e o Doutorado na Universidade de Navarra em 1971, ano em que foi ordenado sacerdote. Nos seus primeiros anos de sacerdócio, dedicou-se especialmente à pastoral juvenil e dos universitários.   

É consultor da Congregação para a Doutrina da Fé (desde 1986) e de outros dicastérios da Cúria romana: Congregação para o Clero (desde 2003) e Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2011). É membro da Pontifícia Academia Teológica desde 1989. Na década de 1980, foi um dos professores que iniciou o trabalho da Pontifícia Universidade da Santa Cruz.   

Foi nomeado vigário-geral da Prelazia do Opus Dei em 23 de abril de 1994 e vigário auxiliar em dezembro de 2014. No mundo, mais de 92 mil e 600 pessoas pertencem à Opus Dei, sendo que dois mil são sacerdotes. A Opus Dei (que em latim significa "Obra de Deus") foi fundada pelo espanhol São Josemaria Escrivá em 1928 e é uma prelatura pessoal da Igreja Católica - figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II - que atua como evangelizadora. É formada por leigos, casados, solteiros e sacerdotes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos