Fora do poder, Renzi inaugura blog para 'recomeçar'

ROMA, 25 JAN (ANSA) - Pouco mais de um mês após sua renúncia, o ex-primeiro-ministro da Itália Matteo Renzi lançou um novo blog nesta quarta-feira (25). Em suas próprias palavras, a página é uma espécie de "recomeço" em sua vida política.   

Apesar de ter deixado o governo, Renzi continua na liderança da maior legenda do país, o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), e é um dos defensores da ideia de antecipar as próximas eleições parlamentares para 2017. Seu objetivo seria aproveitar o capital de cerca de 40% dos votos confirmado no referendo constitucional de dezembro passado, quando saiu derrotado.   

No primeiro texto do blog, o ex-premier exalta seus pouco mais de 1 mil dias no poder, mas garante que seu foco está no futuro.   

"A derrota no referendo nos fez mal, gostaria que tivesse acontecido o contrário. Com as reformas, queríamos um país mais simples e forte: mas deu errado. [...] Mas inclusive essa derrota pertence ao passado. E há milhões de italianos, milhões, que votaram 'sim' e querem ver o futuro voltar", escreveu.   

Cerca de 13,4 milhões de eleitores votaram pela aprovação da reforma que reduzia os poderes do Senado e acabava com o bicameralismo paritário, porém outros 19,4 milhões optaram pelo "não" - embora em uma eleição parlamentar esse número seja dividido entre os vários partidos da oposição.   

"Espero vocês pela Itália. Mas os espero também aqui, com seus comentários, contribuições, ideias. O futuro, cedo ou tarde, volta. Nosso dever é construí-lo, não apenas esperá-lo", concluiu Renzi.   

Além do ex-primeiro-ministro, siglas de oposição também pedem novas eleições, como a ultranacionalista Liga Norte e o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), mas o presidente Sergio Mattarella, o único que pode dissolver o Parlamento, é contra e defende a conclusão da atual legislatura, em 2018. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos