Patrimônio Unesco, culinária japonesa terá exposição em Roma

ROMA, 27 JAN (ANSA) - Considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a comida tradicional japonesa, Washoku, será tema da exposição "Washoku - A colorida vida alimentar dos japoneses", de Hiroko Nakazawa, em Roma.   


O Washoku é o termo japonês para a alimentação tradicional do país. É uma refeição completa, balanceada, compartilhada em família e que tem o objetivo de estreitar os laços de afetividade e proteção. O termo faz parte da cultura do povo japonês e vai além da refeição em si. Ele envolve práticas e tradições ligadas a produção, a transformação, a preparação e ao consumo de alimentos. O menu tradicional inclui miso, sopa de missoshiro, e arroz com verdura, carne, peixe de vários tipos, com combinações que representam o verdadeiro sabor da culinária japonesa, que tem o arroz branco como o "rei da mesa".   


O Japão é um país rodeado por mares, portanto, a predominância de peixes e produtos marinhos, como algas, camarão, crustáceos se faz presente nas receitas. Carnes, aves e o macarrão, originário da china, também compõe o cardápio. A culinária japonesa escolhe os produtos conforme a sazonalidade das estações do ano, para melhor aproveitar os nutrientes dos produtos e sua beleza. Além disso, também existe um cuidado especial no preparo, na combinação de sabores e na apresentação.   


Os cortes caprichosos, as cores variadas e a diversidade de alimentos que compõem uma refeição são complementados por flores, porcelanas para uma refeição organizada e perfeita.   


Na exposição, além da história sobre o Washoku é encontrado seções com reproduções de gravuras em técnica Nishiki-e que retratam alimentos em cenas clássicas ou em paródias de batalhas, datadas da segunda metade do século 19. Com entrada gratuita, a mostra acontece no Instituto japonês de Cultura, em Roma, até 19 de abril de 2017. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos