Trump elogia Brexit e promete cooperar com May

WASHINGTON, 27 JAN (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o "Brexit será uma coisa fantástica" e prometeu aumentar a cooperação com o Reino Unido, ao receber nesta sexta-feira (27) em Washington a premier britânica, Theresa May, em seu primeiro encontro oficial com líderes internacionais. Os Estados Unidos e o Reino Unido passam por um momento de reposicionamento no cenário internacional devido à eleição de Trump e ao Brexit (termo usado para se referir à saída do Reino Unido da União Europeia). O tema principal do encontro, que reviveu a relação entre Margaret Thatcher e Ronald Reagan na década de 1980, foi a relação comercial e militar. Trump e May prometeram trabalhar em conjunto para negociar acordos.   

"As relações entre EUA e Reino Unido nunca foram tão fortes", disse Trump em uma coletiva de imprensa conjunta com May, após a reunião oficial na Casa Branca. Já a britânica, apoiando o tom nacionalista do republicano, afirmou que ambos "devem gerar prosperidade aos seus povos". May também contou que Trump lhe garantiu ser "100% favorável" à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que realiza operações militares e de segurança regional. Durante sua campanha eleitoral, Trump chegou a criticar o modelo atual da Otan e os países que contribuem financeiramente menos que os EUA.   

May ainda convidou Trump para visitar Londres, mesmo que a rejeição ao republicano tenha sido alta. O Parlamento britânico chegou a votar uma petição em janeiro de 2016 para proibir a entrada do magnata no país. Ao ser questionado durante a coletiva de imprensa sobre as relações com a Rússia, Trump afirmou que ainda é "cedo" para falar de sanções. Amanhã, o republicano dará um telefonema ao líder russo, Vladimir Putin, para discutir as relações bilaterais. Além do encontro com May, Trump conversou, também por telefone, com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, que se opôs ao projeto da construção de um muro na fronteira. Eles teriam combinado de não falarem mais em público sobre o muro. "Trump e Putin tiveram uma conversa construtiva e produtiva sobre as relações bilaterais", informou um comunicado.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos