Barman da Sardenha ganha prêmio de melhor 'panino' da Itália

CAGLIARI, 31 JUAN (ANSA) - O barman italiano Giorgio Borrelli, de 47 anos, natural de Cagliari, na ilha da Sardenha, foi o grande vencedor do prêmio "Artista do Panino 2017", dado ao melhor sanduíche do país, com um lanche gourmet feito com produtos artesanais da sua região.   


O concurso, organizado pela marca de comidas congeladas Vandemoortele, foi criado para celebrar o melhor e mais delicioso da rica tradição culinária da Itália em "refeições rápidas".   


Inspirado nos sabores da Sardenha, Borelli fez a diferença com o uso da mustìa, tipo de ricota salgada e defumada feita com leite de ovelha, e com um toque adocicado do mel feito com a fruta do medronheiro.   


"Para o recheio escolhi apenas produtos típicos genuínos da nossa região: ricota defumada, do tipo mustìa, patê de favas, abobrinhas e fatias de carne de porco. No entanto, o verdadeiro segredo da receita foi juntar o mel da fruta do medronheiro: o seu típico retrogosto amargo calibrou à perfeição todos os sabores criando uma conjunção que impressionou o júri", afirmou Borrelli, gestor do Caffè Valentina, em Caglari.   


Foram 10 os finalistas do concurso em Rimini, na Emília-Romana, que tiveram que eleger entre as temáticas regionais, gourmet e natural/saudável. Com o primeiro lugar, o italiano ganhou uma viagem para Cuba para duas pessoas de um valor de 3 mil euros.   


"Quero conduzir um show de cozinha itinerante dedicado à arte do 'panino' para que o mundo descubra os sabores e segredos desta fantástica tradição italiana", disse Borrelli.   


"Os concorrentes deviam conseguir criar pequenas obras-primas gourmet que integrassem produtos do seu território, criatividade e paixão em apenas duas fatias de pão", disse o CEO do grupo Vandemoortele Italia, Aldo Lanero.   


"Nossa felicidade, ao ver o sucesso da iniciativa, é conseguir codificar, no futuro, o 'panino' como símbolo da tradição gastronômica italiana", concluiu Lanero. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos