Confira 5 atrações imperdíveis do Carnaval de Veneza de 2017

VENEZA, 31 JAN (ANSA) - Por Ana Ferraz. Há menos de três semanas para o famoso e esperado Carnaval de Veneza, são anunciados os últimos detalhes e novidades do evento que, neste ano, reunirá milhares de pessoas de todas as partes do mundo na cidade italiana entre os dias 11 e 28 de fevereiro.   


Nesta edição, o tema da grande festa, repleta de diversão, fantasia e encanto, será "Creatum - Vanity af-fair", que foi anunciado nesta semana pelo diretor artístico do carnaval, Marco Maccapani.   


"Neste ano focaremos na vaidade, pensando em um Carnaval entre Veneza, vaidade e beleza, querendo celebrar a vontade de aparecer das pessoas que vêm para cá de todo o mundo para se mostrar e também a beleza da cidade, através dos nossos artesãos", disse Maccapani.   


Além da beleza do município e da vaidade dos participantes do principal evento de Veneza, o carnaval deste ano também focará na segurança e na prevenção de atentados terroristas. Na praça San Marco, local de concentração e de diversão de foliões, por exemplo, será necessário tirar a máscara do rosto para poder entrar no espaço.   


O acessório, um dos grandes símbolos da festa, também deverá ser retirado em pontos de acesso à cidade, como em todos os terminais de transporte. Além disso, a segurança estará mais rígida nos principais eventos do carnaval, do famoso desfile sobre as águas do grande canal até o esperado voo do anjo.   


Segundo Maccapani, no carnaval serão realizados 150 eventos, sendo que cerca de 50 deles são destinados a crianças e jovens, por ao menos 300 artistas e grupos artísticos. Já o investimento da cidade no evento foi entre 1,5 e 1,6 milhão de euros. Por isso, confira 5 atrações imperdíveis do Carnaval de Veneza deste ano: A Festa de Veneza sobre a água - Todos os anos, o carnaval da cidade é oficialmente inaugurado com um magnífico e impressionante desfile noturno sobre as águas do Rio Cannaregio.   


No sábado dia 11 de fevereiro, o primeiro dia do evento, o grande canal se transformará em um palco onde carros alegóricos e outras estruturas desfilarão boiando pelas águas trazendo com eles artistas da Corona Events Artist Company que, para as centenas de espectadores presentes, farão o espetáculo "A Vaidade das Profundezas, A Rainha dos Mares Ressurge em Veneza para Espelhar a Lua".   


Já o domingo (12), será marcado pelo cortejo aquático que partirá da ponta da alfândega de Veneza, percorrerá todo o famoso Grande Canal da cidade até chegar ao Rio Cannaregio, onde, com a chegada dos barcos, serão distribuídos petiscos e doces típicos da região para o público, como os bolinhos fritos fritole e os pasteizinhos galani. Concurso de Máscara mais Bonita - Uma atração bem conhecida e amada do Carnaval de Veneza é o já esperado Concurso de Máscara mais Bonita. Qualquer pessoa pode se inscrever no evento, que prevê o desfile dos participantes em fantasias, máscaras, acessórios e perucas em plena praça San Marco.   


Os desfiles em si acontecerão entre 23 e 25 de fevereiro e a final no dia 26. Já no dia seguinte (27), será a vez das crianças irem para as passarelas. Os vencedores são escolhidos através de uma votação do próprio público presente.   


Desfile das Marias - Todos os anos, nas semanas que antecedem o Carnaval de Veneza, 12 jovens da cidade são escolhidas como as 12 Marias, dando vida a uma tradição que surgiu no século 9. Na cerimônia, as 12 meninas mais belas e pobres da cidade eram escolhidas e recebiam vestidos, joias e um grande dote para que elas pudessem se casar com pretendentes de famílias ricas.   


Atualmente, a celebração começará no dia 18 do próximo mês com o cortejo e o desfile das Marias pelas ruas de Veneza até a praça de San Marco, onde elas serão oficialmente apresentadas ao público. Lá, as jovens também dançarão a "farandola", dança coletiva histórica, com muita música.   


Já no dia 28, acontecerá no mesmo espaço a premiação da Maria, onde a mais bela das 12 terá a honra de ser a protagonista do tradicional Voo do Anjo.   


O Voo do Anjo - Uma das principais atrações do Carnaval de Veneza é, sem dúvidas, o Voo do Anjo. No dia 19 de fevereiro, a vencedora do Desfile das Marias da festa de 2016, a jovem Claudia Marchiori, sobrevoará a praça com trajes típicos confeccionados pelo Atelier Stefano Nicolao, pendurada por uma corda enquanto joga pétalas de flores, confetes e beijos para os moradores da cidade e turistas presentes no espaço.   


"Lo Svolo del Leon" - Para terminar simbolicamente o Carnaval de Veneza acontecerá o "Svolo del Leon", que consta na tradicional descida do alto da torre da praça de San Marco da gigantesca bandeira de San Marco, acompanhada das 12 Marias.   


O estandarte tem as cores vermelha e amarelo e conta com um leão alado que segura um livro no centro, o símbolo secular da cidade italiana. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos