Consórcio alemão vence concurso para cobrir Arena de Verona

MILÃO, 31 JAN (ANSA) - Um consórcio alemão venceu nesta terça-feira (31) o concurso internacional que selecionou o projeto para a construção de uma cobertura removível na Arena de Verona, o anfiteatro romano mais bem conservado da Itália.   


A proposta escolhida foi apresentada pelo escritório de engenharia Schlaich Bergermann e pelo estúdio de arquitetura GMP, o mesmo responsável pelos projetos dos estádios Mané Garrincha, Arena da Amazônia e Mineirão, no Brasil.   


Ela prevê a montagem de uma espécie de cortina de pano retrátil sobre a arena, mas sua realização ainda depende do aval da Superintendência dos Bens Arqueológicos do Vêneto e do Ministério dos Bens Culturais da Itália. Ainda assim, o prefeito de Verona, Flavio Tosi, diz que o projeto deve estar concluído dentro de três anos.   


Segundo ele, o objetivo da cobertura é permitir a realização de espetáculos no anfiteatro em dias de chuva, mas principalmente evitar os efeitos erosivos provocados pela ação da água. A proposta vencedora do concurso superou mais de 80 ideias e recebeu um prêmio de 40 mil euros, valor financiado pela grife italiana de roupas íntimas Calzedonia.   


O presidente e principal acionista da marca, Sandro Veronesi, já afirmou estar disposto a custear a obra, estimada em 13,5 milhões de euros. Construída provavelmente no século 1 d.C. - faltam dados exatos sobre sua inauguração - a Arena de Verona é menor que o Coliseu de Roma, porém está mais bem conservada, tanto que realiza espetáculos até os dias de hoje.   


Todos os verões, o anfiteatro recebe milhares de pessoas para um concorrido calendário de óperas que costuma ter ingressos esgotados com antecedência. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos