Com exposições, Magnum celebra 70 anos de fotos míticas

CREMONA, 1 FEV (ANSA) - Em um dia de 1947, em Nova York, Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, David Seymour e George Rodger se reuniram no terraço do Museu de Arte Moderna (MoMA) para fundar aquela que seria a mais importante agência fotográfica do mundo.   


Verdade ou apenas um mito, há 70 anos as imagens da Magnum Photo imortalizam grandes e pequenos eventos da história da humanidade.   


Por isso, para celebrar o importante aniversário da companhia, três cidades da Itália, Turim, Cremona e Brescia, decidiram realizar exposições para homenagear a empresa e seus fotógrafos, alguns dos mais importantes do fotojornalismo de todos os tempos.   


Em Turim, a Camera - Centro Italiano para a Foografia festejará a data com a mostra "L'Italia di Magnum. Da Cartier-Bresson a Pellegrin" ("A Itália da Magnum. De Cartier-Bresson a Pellegrin"), que acontecerá entre 2 de março e 21 de maio deste ano com a curadoria de Walter Guadagnini e com a colaboração de Arianna Visani.   


A mostra reúne 20 fotógrafos, entre os quais Robert Capa, David Seymour, Elliott Erwitt, Herbert List, Ferdinando Scianna e Martin Parr, que mostram em seus trabalhos momentos, personagens e lugares da Itália, desde o pós 2ª Guerra Mundial até os dias atuais.   


Já no Museu do Violino de Cremona, com curadoria de Marco Minuz, os 70 anos da Magnum dão vida a mostra "Life - Magnum. Il Fotogiornalismo che ha Fatto Historia" ("Life - Magnum. O Fotojornalismo que Fez História").   


De 4 de março a 11 de junho deste ano, a exposição mostrará fotografias de Eve Arnold, Werner Bischof, Bruno Barbey, Cornell Capa, Robert Capa, Cartier-Bresson, Bruce Davidson, Erwitt, Ernst Haas, Philippe Halsman, Inge Morath e Dennis Stock. Além disso, a mostra pela primeira vez analisará a relação entre as célebres reportagens feitas por membros da Magnum para a revista "Life", uma das mais importantes do século 20.   


E na cidade de Brescia, a partir de 7 de março acontecerá a primeira edição do "Brescia Photo Festival", onde a agência será foco de três exposições. A primeira é "Magnum First" que, até 3 de setembro, reunirá 83 fotos vintage em preto e branco de Cartier-Bresson, Marc Riboud, Morath, Jean Marquis, Bischof, Haas, Capa e Erich Lessing.   


Já a segunda é a "Magnum - La Première Fois", onde trabalhos de 20 célebres fotógrafos da Magnum, entre projeções e fotos originais, serão reunidos. E a terceira é a reprodução ao público, pela primeira vez, das "Brescia Photos", uma série de três reportagens sobre a cidade italiana e a sua região realizadas em 2003 pelos repórteres Harry Gruyaert, Alex Majoli e Chris Steele-Perkins. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos