Confira 5 curiosidades do Festival de Sanremo

SÃO PAULO, 1 FEV (ANSA) - Faltam apenas 6 dias para o início do Festival de Sanremo, o maior concurso de música da Itália, e o país não para de falar do evento, tanto nas redes sociais como na imprensa nacional.Um dos motivos disso é que, neste ano, assim como nos anteriores, o festival contará com vários convidados especiais que o alegrarão ainda mais. Entre eles estão Ricky Martin, Tiziano Ferro, Stevie Wonder, o Alvaro Soler, Robbie Williams, Mika, Ed Sheran, Clean Bandit e Rang'n'Bone Man.A modelo Rocio Muñoz Morales, que já foi co-apresentadora do evento, seu marido, o italiano Raoul Bova, e o ator Keanu Reeves também dividirão o palco com Carlo Conti, o diretor criativo do concurso e apresentador da competição há três edições consecutivas e, pela primeira vez, com a apresentadora Maria De Filippi.Para poder acompanhar tranquilamente o festival, que acontecerá entre 7 e 11 de fevereiro no famoso Teatro Ariston, na cidade de Sanremo, confira cinco curiosidades do "festival da canção italiana":Mudanças no concurso - No ano passado, Conti informou que haveria algumas mudanças na 67ª edição do festival. A primeira delas é que o maior evento de música da Itália terá 22 e não "apenas" 20 competidores.Segundo Conti, as "propostas musicais de alto nível" fizeram com que a mudança fosse implantada. Em nota, foi divulgado ainda que o aumento de inscritos mudasse o formato da competição e o dia da exibição dos "Campeões" das edições anteriores. Em 2017, os dois primeiros dias - 7 e 8 de fevereiro - terão os 11 campeões por noite. Destes, os primeiros oito (depois do voto do júri da Imprensa e do voto pela televisão, que terão um peso de 50% cada) irão para as apresentações de sexta-feira (10), totalizando 16 shows. Já os três últimos classificados (em um total de seis na soma das duas noites) disputarão um torneio eliminatório na noite da quinta-feira (9). Dois desses serão definitivamente eliminados e os outros quatro se juntarão aos 16 na sexta-feira. Nesta noite, no entanto, mudou a forma de voto.   


Estarão analisando: o júri de especialistas (peso de 30%), a plateia (30%) e o voto dos telespectadores terá peso de 40% para definir os vencedores. Na sexta, ainda serão eliminados os quatro últimos colocados e, na noite final, no sábado (11), se apresentarão os 16 que ainda estão na disputa.História do festival e vencedores famosos - Em 1950, o diretor de relações públicas do Cassino de Sanremo, Angelo Nicola Amato, e o protagonista da série de rádio "I Quatro Moschettieri", Angelo Nizza, tiveram a ideia de criar o primeiro festival da canção italiana. O projeto logo foi aprovado pelas casas discográficas da Itália e pelo Ente Italiano para as Audiências Radiofônicas (Eiar) e, em 1951, já aconteceu a primeira edição.A primeira vencedora do festival foi Nilla Pizzi com a canção "Grazie dei Fiori". A cada ano que passava, a competição se tornava mais importante e mais assistida pelo público na Itália e em outros países já que, em 1955, o programa, que era apenas transmitido no rádio, começou a também ser passado na televisão. Outra grande mudança foi em 1977, quando o festival passou a ser realizado no famoso Teatro Ariston, em Sanremo. Além disso, o festival foi responsável por dar fama a alguns dos mais conhecidos cantores italianos da história, como Domenico Mondugno e Johnny Dorelli, que venceram o concurso de 1958 com a música "Nel Blu Dipinto di Blu" (conhecida também como "Volare"); Adriano Celentano; Peppino di Capri; Al Bano, Eros Ramazzotti; Gianni Morandi; Emma; Arisa; e Il Volo. Luigi Tenco - Uma das histórias mais trágicas que envolvem o Festival de Sanremo é a do cantor Luigi Tenco, cuja morte completa 50 anos neste ano. O artista, conhecido por hits clássicos da música italiana como "Vedrai Vedrai", "Mi Sono Innamorato di Te", "Lontano Lontano", "Se Stasera Sono Qui" e "Ho Capito Che Ti Amo", faleceu no dia 27 de janeiro de 1967 aos 29 anos de idade com um tiro na têmpora em um quarto do hotel Savoy de Sanremo.Segundo as hipóteses mais aceitas, o cantor teria se suicidado por ter perdido o Festival de Sanremo daquele ano, no qual concorria com a canção "Ciao Amore Ciao". O corpo do italiano foi encontrado pela sua dupla na competição, a cantora Dalida. No entanto, com o passar dos anos, outras teorias, nunca comprovadas oficialmente, de que Tenco não teria tirado a própria vida, mas sim teria sido assassinado começaram a surgir.   


Para homenagear o cantor, Tiziano Ferro, um dos convidados especiais, cantará a música "Mi Sono Innamorato di Te". Mesmo assim, o apresentador Conti anunciou nas últimas semanas que os competidores de Sanremo deste ano não poderão interpretar as músicas de Tenco. Segundo o diretor criativo, o motivo é que, se fosse permitido, todos os participantes cantariam as canções do artista falecido.   


Google Trends - Com poucos dias para o início do festival, aparecem quais são os assuntos mais comentados do "Google Trends" sobre o evento. Em primeiro lugar aparece a data de início da competição; seguido pela modelo Marica Pellegrinelli, mulher do cantor Eros Ramazzotti e que poderá se juntar a Conti e a De Filippi na condução do evento; e por dois dos convidados internacionais, Robbie Williams (3º) e Keanu Reeves (4º).   


No quinto lugar da lista aparece a própria apresentadora De Filippi. Já em sexto, oitavo e em nono aparecem termos que se referem à morte de Luigi Tenco, como a edição do festival na qual o artista se apresentou, o seu próprio nome e o quarto de hotel no qual ele foi encontrado morto.Já o sétimo assunto mais comentado do festival foram os concorrentes deste ano e o 10º foi o cantor espanhol Alvaro Soler, um dos convidados do evento.   


Polêmica de Carlo Conti - O apresentador do festival e diretor artístico, Carlo Conti, foi alvo, nas últimas semanas, de uma polêmica sobre o alto valor do seu cachê, cerca de 650 mil euros pelo evento. O italiano rebateu as acusações durante entrevista à revista "Chi" dizendo que doará parte da sua renda às vítimas dos terremotos da Itália do ano passado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos